11 de junho de 2019

4 vantagens da segurança como serviço para PMEs

Toda empresa precisa adotar controles de segurança, seja para gerenciar a disponibilidade de recursos, seja para proteger o ambiente de rede.

As vantagens da segurança como serviço para PMEs são inúmeras e neste texto listamos quatro delas.

A começar pelo firewall, que permite separar o ambiente da empresa do tráfego da rede externa e filtrar todas as requisições.

Mas esse é apenas o primeiro passo e, por isso, o investimento em tecnologia de segurança pode ser um desafio, principalmente as pequenas e médias empresas (PME).

Quanto mais dispositivos conectados em rede e estabelecendo comunicação com a web, maior a necessidade de ter um firewall. Na abordagem tradicional, as empresas precisam comprar hardware e software para implantar os recursos de segurança em sua rede. Porém, para diminuir os custos, é possível optar por formatos de contratação como serviço.

O que é o segurança como serviço?

As a service é uma modalidade de comercialização de produtos e serviços a partir de um contrato periódico. No caso de segurança, a PME fica isenta do investimento de propriedade de hardware e software, da folha de pagamento e das horas de suporte, ao contratar um integrador que se responsabilizará por estas ofertas, por exemplo. A PME firma um contrato por tempo determinado e pode mudar o escopo do serviço de acordo com novas necessidades ao longo do tempo.

A contratação de segurança como serviço oferece como vantagens para PMEs:

1.   Investimento pré-definido em recursos variados

As PMEs devem investir em controles de segurança, seja para manter seu ambiente de TI disponível e com desempenho de qualidade, como para proteger dados. Mas, em alguns casos, o custo de propriedade de hardware pode ser alto para a empresa. Além do produto, há também demanda para um profissional especializado que gerencie a segurança, o que significa uma folha de pagamento mais onerosa.

Mas ao usar o segurança como serviço, a PME tem a possibilidade de investir em diversos recursos uma forma mais flexível e adaptada a sua própria realidade. Com um contrato mensal, anual ou plurianual a empresa tem acesso a tecnologia confiável, a funcionalidades integradas que gerenciam e protegem o ambiente, com suporte especializado, sem necessariamente ter profissionais na sua folha de pagamento e hardware alocado.

Em termos de custo-benefício é um ajuste ideal para PMEs e além dos pontos citados acima, essa modalidade pode também diminuir os custos com a manutenção – a depender dos termos contrato, a responsabilidade pode ser do integrador.

2.   Capacidade de escalar recursos

Toda PME quer crescer. E quando chega o momento para aumentar a operação, a infraestrutura de TI e segurança com certeza devem estar no planejamento. O crescimento dos negócios refletirá em investimento mais recursos para a atender às novas necessidades – mais usuários, mais dispositivos, aumento da infraestrutura de rede, novas aplicações, novos hardware etc.

No formato de aquisição do serviço, é possível atualizar os termos do contrato, adotando novas especificações de segurança à medida que a empresa cresce.

3.   Garantia de disponibilidade das aplicações críticas ao negócio

A alta disponibilidade é um recurso superimportante para evitar a interrupção do negócio. Por exemplo, falhas no funcionamento do firewall podem impedir a conectividade ou expor dispositivos corporativos a tráfegos maliciosos.

A empresa pode optar pelo o serviço de alta disponibilidade, sem necessariamente pagar pelo equipamento físico adicional, que será ofertado pelo provedor dentro dos termos do contrato de serviço.

4.   Aumento da produtividade das equipes

A cultura em pequenas empresas pode ser mais flexível, mas sem perder a produtividade. Entre os recursos que podem colaborar para otimizar o desempenho da equipe estão os filtros de conteúdo web e controle de banda. O primeiro garante a filtragem das páginas web que podem ser acessadas, evitando que os usuários sejam expostos a conteúdo de risco em páginas da internet, enquanto o controle de banda administra recursos de rede para as atividades que são mais importantes em dado momento.

Sugestões de leitura

Este site utiliza cookies. Alguns são essenciais para a operação do site, enquanto outros nos ajudam a melhorar a sua experiência como usuário. Ao continuar a usar o site, você concorda com o uso desses cookies. Para saber mais sobre, leia nossa política de privacidade.