As redes definidas por software podem transformar de forma impressionante a economia das redes corporativas

 

A tecnologia SD-WAN permite o uso de links mais baratos como alternativas para a comunicação entre locais, mas também unifica diferentes redes físicas em uma única rede lógica. Isso diminui o uso de equipamentos e automatiza as atividades de gestão.

À primeira vista, esse é o argumento que mais interessa às empresas que estão migrando suas comunicações para este novo formato: o custo-benefício.

No entanto, o custo é apenas um dos aspectos na equação que SD-WAN busca solucionar. É importante que as empresas considerem também outros desafios que essa tecnologia vem facilitar.

Podemos adiantar que se a sua empresa precisa solucionar algum dos desafios abaixo, as redes definidas por software representam uma opção segura, consistente e duradoura. Vamos examinar alguns pontos:

Você precisa aumentar a visibilidade

Visibilidade sempre é um desafio de TI. Agora, principalmente com o avanço das soluções em nuvem e a mobilidade, as empresas se deparam com o cenário de aumento do tráfego – com a crescente demanda dos usuários por aplicações e serviços cujo tráfego está fora do perímetro da empresa.

Ao facilitar e monitorar as conexões entre locais distribuídos, a arquitetura SD-WAN também oferece visão ampliada das atividades em todos os ambientes de rede, mitigando os pontos cegos e facilitando a gestão.

Você precisa simplificar a gestão de redes locais

Ao descentralizar os recursos de TI em diversos locais, o desenho das redes tradicionais WAN demanda das equipes muito tempo de gestão com o uso de diversos hardware e configurações pontuais. Já as redes definidas por software podem diminuir o número de hardware ao centralizar as configurações, automatizar e aplicar as mesmas regras para todos os locais.

Isso significa eliminar o ajuste local em diversos roteadores ou firewalls, por exemplo. E com isso, haverá menos tempo de parada para configuração, retrabalho e diminui-se naturalmente o índice de erros na aplicação de regras.

Você precisa priorizar aplicações

Uma das grandes facilidades de gestão que SD-WAN oferece para as empresas (e também para os usuários) é a adaptação fácil a diferentes cenários.

Mesmo com a crescente demanda de novas aplicações pelos seus usuários, SD-WAN pode centralizar as políticas de qualidade de serviço e permitir a gestão de centenas de serviços web. Isso prioriza o tráfego de acordo com as especificações técnicas da rede e, ao mesmo tempo, atendendo as necessidades peculiares a cada perfil de usuário.

Você precisa de flexibilidade

É possível utilizar links de comunicação de uma forma mais elástica para qualquer arquitetura de rede, explorando-os de acordo com a prioridade das atividades de sua equipe. Então, essa possibilidade ofertada por SD-WAN não apenas diminui custos, como também aumenta a qualidade das conexões.

A qualidade da transferência de dados é administrada e tolerada a partir de políticas específicas, capazes de avaliar a segurança do caminho, a latência, a taxa de transferência, a perda de pacotes e até a taxa de jitter no caso de dados de voz. Sim, as redes SD-WAN também são indicadas para sustentar a qualidade das conexões de VoIP.

Assim, a qualidade da conexão se reflete na comunicação efetiva entre filiais de sua empresa, com a nuvem híbrida, como também com os usuários em atividade remota, aumentando a produtividade da sua equipe.

Você precisa garantir velocidade com segurança

Se a sua empresa se apoia em comunicações em tempo real entre unidades afastadas, não apenas ao utilizar aplicações de comunicação instantânea, como também para compartilhamento de dados e documentos importantes para realização das atividades, ao adotar SD-WAN se ganha mais velocidade na transferência de dados om segurança de dados.

A conexão entre os dados armazenados no data center local e as aplicações na nuvem ou usuários remotos que precisam de acesso a estes dados é facilitado.

Você precisa priorizar competitividade

Por fim, vale reforçar que o mercado de SD-WAN vem crescendo rapidamente, com novos recursos que facilitam a gestão de conexões entre redes locais. Tendências como multi-tenancy, gerenciamento centralizado das unidades organizacionais e segurança distribuída apoiam o desempenho dos recursos de rede, o que se refletem em mais produtividade e competitividade.

Tudo o que você precisa saber sobre SD-WAN

Ficou alguma dúvida sobre as vantagens das redes SD-WAN? Confira no nosso whitepaper gratuito com tudo o que você precisa saber sobre essa novidade.

Com mais de 3.000 clientes, Blockbit é a maior fabricante de soluções de cibersegurança do Brasil e pode auxiliar você a proteger o seu negócio das mais diversas ameaças, vulnerabilidades e ataques cibernéticos, sejam internos ou externos, genéricos ou direcionados.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente pelo e-mail contato@blockbit.com, pelo telefone (11) 2165-8888 ou pelo WhatsApp (11) 5039-2127 e conheça nossas soluções.